Cirurgião dentista especialista em Harmonização Facial destaca que a criação de uma relação de confiança com a pessoa que será atendida reflete no diagnóstico e até mesmo no tratamento.
O atendimento humanizado, cada vez mais em alta, seja para gestantes na hora do parto ou para pacientes que passam por longos tratamentos e cirurgias, tem ganhado espaço também na área de estética. Mais do que oferecer procedimentos que podem melhorar a pele o corpo, os profissionais estão mais preocupados em ouvir os anseios do paciente e vê-lo de uma maneira integral, o que favorece a criação de um relacionamento de confiança.
Para o cirurgião dentista especialista em Harmonização Facial, Diogo Branco, a relação que se estabelece reflete no tratamento. “Felizmente, existe hoje uma filosofia de ver o paciente de forma completa, independente da área de atuação do profissional de saúde. A partir dessa filosofia, é criado um elo de confiança mutua, onde ambos saem ganhando. Um paciente que se sente mais confortável em conversar e relatar tudo o que lhe incomoda, acaba tendo um diagnóstico muito mais preciso”, explica.
Segundo ele, um princípio básico da comunicação efetiva é, além de expor, ouvir os argumentos da pessoa que está sendo atendida. “Não devemos menosprezar as informações que o paciente nos passa. Mesmo que não seja dotada de fundamento teórico, ela pode sim ser a chave para criar a empatia e resolver problemas”, pontua o profissional.
O cirurgião dentista destaca os riscos de ser atendido com descaso ou de forma muito simplista. “Nada é mais estressante do que ir a uma clínica médica e ser atendido com descaso. É comum que existam profissionais de saúde preocupados apenas com a queixa principal do seu paciente, com o problema em si, e se esqueçam do ser humano que carrega tal problema”.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é muito amplo e não se limita apenas a ausência de enfermidades. É o completo bem-estar físico, social e mental do paciente. “Se quisermos promover saúde em nossos pacientes, devemos nos atentar não apenas na parte física, mas também mental dos mesmos”, destaca o especialista. Para ele, uma simples mensagem para saber como a pessoa está se sentindo após um procedimento, já demonstra afeto e preocupação por parte do profissional.
“O importante é fazer isso com boa intenção, não pensando apenas em uma estratégia de marketing para conquistar o paciente. Desenvolver algo a mais pelo paciente e não vê-lo apenas como uma fonte de renda faz toda a diferença”, reforça Diogo Branco.
Outro lado
Humanizar o atendimento traz benefícios também para o profissional. “Conversar com os pacientes tendo empatia, ou seja, colocando-se no lugar deles, ajudará a obter melhores resultados com os tratamentos. É só se imaginar no lugar do outro, antes de iniciar qualquer tratamento”, completa.
O especialista em Harmonização Facial relata ainda que alguns pacientes o procuram para tratar até mesmo de assuntos pessoais fora da área de saúde. “É gostoso perceber que, para eles, eu não estou apenas preocupado em fazer procedimentos estéticos. Estou sempre preocupado com o bem estar físico e mental de cada um deles. E eles sabem que podem contar comigo”, finaliza.