Criador do tripé mágico e de resultados, consultor destaca importância de identificar o nicho a ser trabalhado na Internet, além de ter determinação, foco e paciência para alcançar resultados.
Se destacar no universo digital não é tarefa fácil, especialmente para quem está ingressando no ramo das vendas pela Internet. Conhecer o mercado, identificar
demandas existentes entre os consumidores, definir um nicho específico para trabalhar, além de ter foco e persistência são alguns pontos fundamentais para se estabelecer como empreendedor e conquistar os resultados esperados, segundo o mentor e consultor Renato Rosa.
O especialista em Consultoria em Negócios feitos na Internet destaca dois tripés que criou em seu curso de mentoria para alavancar o trabalho de quem deseja empreender na Internet. O primeiro deles é o tripé mágico, que é a união daquilo que você gosta de fazer, somado ao que você sabe fazer, ou que pode estudar para ampliar esse conhecimento, com o que de fato renda dinheiro ou que exista uma demanda no mercado.
“Algumas pessoas me dizem ‘eu gosto muito disso, eu sei fazer isso, mas não sei se as pessoas pagam por isso’. Antes de qualquer coisa é preciso definir o mercado que se quer atuar e o perfil do indivíduo que possa de fato identificar aquela demanda que você apresenta como real para ele”, pontuou Rosa.
Segundo ele, é preciso identificar um segmento e, em seguida, um nicho de atuação. “O nicho é uma demanda do mercado para algo que não existe ou que as pessoas não
estão conseguindo adquirir por alguma razão, seja porque é caro ou muito escasso. Quando você foca nisso, você consegue identificar para quem você vai falar e esse
público, por sua vez, vai se identificar com o seu produto e vir até você”.
Tripé de resultados
Após essa etapa, é o momento de colocar em prática o tripé de resultados, composto por persistência, paciência e determinação. “É importante persistir, especialmente porque
o empreendedor está entrando para uma área que não conhece. É necessário ter paciência também, porque as coisas não acontecem da noite para o dia, e por fim determinação para que os planos se tornem realidade”.
Método crianças
Em seus cursos e mentoria, Rosa também trabalha com o que ele chama de “método criança”, que é o processo de experimentar novas possibilidade, sem medo dos riscos,
considerando, inclusive, a possibilidade de errar. “Assim como as crianças, você pode errar, voltar, fazer novamente e aprender”, completou o mentor, que também criou o método Frank Stein.
“É quando você não sabe fazer, mas se lança mesmo assim, ainda que seja para fazer algo não muito bom naquele momento”. Ele acrescenta que, ao ter conhecimento de novas técnicas e estratégias para vendas digitais, o empreender consegue reverter o quadro inicial e criar soluções mais completas e inteligentes para o seu negócio.
Carreira
Natural de Itabirito, Renato Rosa tem formação técnica em Análise e Processamento de Dados, curso superior de Administração de Empresas, pós-graduação em Recursos Humanos e Contabilidade com especialização em Consultoria em Negócios feitos na Internet.
O mineiro já foi professor em curso técnico oferecido em escolas públicas do estado de Minas Gerais e diretor de Inovações da Associação Comercial e Industrial de Itabirito (ACEI). No momento atua como palestrante sobre inovação e motivações para o desenvolvimento, além de possuir uma empresa de prestação de serviços na área de mentoria e consultoria digital, onde também elabora cursos online e faz a criação de redes de vendas para plataforma digital. “Meus principais clientes são empreendedores que buscam o meio da Internet como veículo para escalarem seus
produtos”, destacou Rosa, que também é conselheiro de Marketing da Builderall, maior plataforma digital atuante no Brasil, e a terceira no mundo, sendo representante da empresa na esfera de expansão de negócios no território brasileiro.