As dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, em um primeiro momento, prejudicaram o empresário Felipe Motta, que viu a empresa familiar paralisar as atividades em função das restrições vividas ao longo de 2020. Mas a pressão do momento também despertou no paulista o desejo ajudar outros empreendedores a superarem essa fase crítica e ampliarem seus negócios com a ajuda da Internet.
Foi com esse objetivo que o profissional criou a Como que Faz, empresa especializada em marketing digital responsável por anúncios na internet, mapeamento do alcance das mídias, além de um trabalho de consultoria que traça planos de ação estratégica definição de persona e público alvo para empreendedores que desejam se destacar na Internet e ampliar suas vendas.
Motta trabalhava em um negócio da família quando a pandemia começou, as vendas da sua empresa caíram e ele se viu impossibilitado de seguir. “Quando tudo parou não dava para comprar nem vender, as empresas estavam fechando e o dinheiro das pessoas acabando. Eu fiquei analisando aquela realidade e pensando que o dinheiro não desaparece. Se a gente não está ganhando e está gastando, outra pessoa está ganhando. O dinheiro troca de mão e eu entendi para onde ele estava indo”, pontuou.
Com o fechamento do comércio, o paulista afirma ter percebido uma movimentação natural do mercado em busca de um espaço na Internet. Por já entender um pouco sobre marketing digital e posicionamento nas redes, ele decidiu inicialmente criar um perfil no Instagram com dicas de empreendedorismo e como atuar com sucesso na Internet a partir das redes sociais.
O perfil, criado em março e que hoje com mais de 4,5 mil seguidores, chamou a atenção de diversos empreendedores, que passaram a procurar Motta para administrar suas redes sociais e assim alavancar as vendas dos seus negócios. “Se posicionar estrategicamente nas redes é uma necessidade atual, mas essas plataformas tem uma dinâmica que precisa ser seguida. Elas não podem ser usadas apenas como um catálogo. A rede é feita para ter relacionamento, a empresa precisa se relacionar com o seu cliente”, explicou.
As dicas postadas pelo empresário deram autoridade para ele na Internet e essa confiança foi repassada para a Como que faz, um fenômeno aconteceu nasceu uma comunidade em torno da empresa que são os “Fazedores” pessoas que se identificam com o proposito e visão da empresa e acompanham diariamente o “Fazedor” que já atuou em mais de 160 campanhas de anúncios em pouco mais de um ano de atividade e hoje já atendeu quase 40 empresas dos mais diversos setores. “Minha ideia era compartilhar conhecimento, especialmente com os pequenos empreendedores, que é a pessoa que vende bolo, que monta um salão de beleza, por exemplo. A partir disso, dessa minha visão do mercado e do meu esforço em estudar e me especializar, meu negócio cresceu, prosperou e hoje eu respondo pela logística que faz as empresas ganharem dinheiro na Internet”.
Motta, que iniciou as atividades da Como que faz no escritório em sua casa, hoje está instalado em um escritório na mais conhecida avenida do pais e uma das mais conhecidas do mundo a Avenida Paulista e conta com uma equipe composta por profissionais nas diversas áreas do digital como criadores de conteúdo, designers, gestores de tráfego, web designers entre outros, “A Como Que Faz é hoje um combustível de esperança para empresas que não sabiam como sair de um lugar de poucas oportunidades dentro do universo tradicional, para um novo espaço digital repleto de oportunidades importantes de negócio”, finalizou.