O automobilismo não é apenas uma paixão na vida do empresário e escritor goiano Nezio Monteiro. Especialista em finanças e investimento, referência dentro do setor de empreendedorismo e autor do livro “A Escalada e os Riscos do Percurso”, o goiano se tornou piloto profissional há cerca de um ano e afirma que o esporte trouxe evolução para sua vida pessoal e profissional.
Após conhecer esse universo inicialmente por meio do kart, Nezio tirou sua carteira profissional, ingressou no automobilismo e disputou seu primeiro campeonato paulista na categoria Mercedes C300 Challenge em 2021. Segundo ele, os ensinamentos adquiridos nas pistas foram importantes para a criação de novos hábitos.
“O automobilismo foi muito bom para a minha carreira profissional, porque eu comecei a enxergar e a fazer as coisas com mais velocidade e foco. Na pilotagem você precisa ter muito foco e precisa agir rápido, tomar decisões de forma rápida. Quando você leva isso para o campo profissional, você se torna disruptivo, ou seja, enxerga oportunidades e propõe soluções inovadoras”, explicou.
O escritor afirma que é comum do ser humano procrastinar na hora de tomar uma decisão ou buscar a perfeição na execução de um trabalho e que essa realidade é mudada quando se tem uma experiência nas pistas. “No automobilismo não tem como ser assim ou então você bate o carro, sai da pista. Eu aprendi a ser essa pessoa de ter tomada de decisões rápidas, de ter o reflexo, de saber acelerar em todos os negócios”.
Nezio destaca que no automobilismo nada é impossível, que qualquer problema pode ser resolvido rapidamente para que o carro volte para a pista, por exemplo, e que essa postura deve ser adotada na vida profissional também, ou seja, é preciso se superar e enfrentar os obstáculos que aparecem.
Esses ensinamentos, inclusive, fazem parte do novo livro que o goiano lançará até junho. “na verdade tenho duas obras novas em andamento. Uma delas vai tratar sobre finanças e investimentos, que é o que eu ensino nas redes sociais e nos meus cursos. A segunda publicação traz uma analogia entre os negócios e a pilotagem, discutindo como acelerar resultados e processos e porque temos que acelerar dentro desse universo do empreendedorismo”.
Nezio destaca ainda as conexões geradas no automobilismo, ressaltando os negócios que ele mesmo fechou a partir das parcerias que surgiram com outros empresários que também pilotam e que renderam mais de R$ 1 milhão. “Foram negócios que se concretizaram por estar em um ambiente de pessoas que desejam as mesmas coisas, que são bem sucedidas. O meio e a conexão que você faz também é muito importante”, finalizou.