Por volta das 11h20 de quarta-feira (20/9), as redes sociais foram tomadas por um assunto: o fim do namoro da cantora Luísa Sonza com o influenciador Chico Veiga, conhecido como Chico Moedas.
Sonza estava no programa “Mais Você”, da Rede Globo, quando anunciou o término e leu um texto sobre traição. Era o ponto final de um romance que havia sido extremamente noticiado e comentado na internet nas últimas semanas, com direito a música que se tornou hit nas plataformas.
A repercussão do fim do relacionamento foi imediata. Enquanto Sonza lia o texto em rede nacional, os nomes dela e de Chico dominavam os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter).
Muitas pessoas demonstraram surpresa com o fim do breve namoro, que durou cerca de quatro meses. Enquanto isso, outros criticaram o fato de a artista desabafar sobre o caso em rede nacional.
No Spotify, a faixa “Chico”, em homenagem ao agora ex-namorado, teve mais de 1 milhão de streams no dia do desabafo da cantora. De acordo com o portal GShow, a canção subiu cinco posições na quinta-feira (21) e ocupou o quarto lugar entre as cinco músicas mais ouvidas na plataforma atualmente.
A cantora ganhou milhares de novos seguidores no Instagram e no Twitter. Um levantamento da consultoria Arquimedes, feito exclusivamente para a reportagem, mostra que a cantora ganhou 405 mil novos seguidores nas duas redes sociais em 24 horas após o desabafo. No mesmo período, ela foi mencionada cerca de 600 mil vezes nas duas plataformas.
Sonza, que acumula mais de 30 milhões de seguidores nas redes, viu a sua popularidade aumentar entre pessoas que não a conheciam, aponta o pesquisador Pedro Bruzzi, um dos sócios da consultoria Arquimedes.
“Ela teve uma superexposição na televisão aberta e se tornou um dos principais assuntos do debate digital. Então é natural que muitas pessoas tenham tido o interesse de conhecer ou até checar o perfil dela e ver que ela estava fazendo, porque ela passou a atingir um público diferente do normal dela”, diz o pesquisador à BBC News Brasil.
Desabafos de celebridades
Assim como no caso da jovem cantora, desabafos de artistas sobre a vida pessoal se tornaram cada vez mais comuns em tempos de redes sociais e têm grande alcance. Para os seguidores, muitos famosos expõem suas conquistas, alegrias e até os momentos difíceis que enfrentam.
Recentemente, situação semelhante foi vivida pela atriz Bella Campos, que ficou famosa por participar da novela Pantanal, da Rede Globo. Campos namorava o funkeiro MC Cabelinho e publicou um desabafo sobre o fim da relação logo após surgirem boatos de que ela havia sido traída.
Bella ganhou mais de um milhão de seguidores após o episódio e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes.
Esses casos não se resumem ao Brasil. Um dos mais conhecidos no período recente é o de Shakira. A cantora colombiana desabafou que foi traída pelo ex-marido, o ex-jogador Gerard Piqué.
Logo após, ela lançou músicas sobre infidelidade, que fizeram enorme sucesso.
Seja por vontade própria, pressão dos fãs que pedem uma resposta sobre a vida pessoal do artista ou por objetivo comercial, o fato é que esses desabafos também se tornaram uma forma de engajamento nas redes sociais.
O pesquisador Bruzzi avalia que esses desabafos costumam gerar engajamento porque chamam a atenção do público, que quer saber mais sobre aquele artista que está expondo a sua vida pessoal.
“Essa exposição é também uma maneira de humanizar a figura. Porque o artista, com grande alcance na rede, acaba até sendo desumanizado e quando tem esses momentos de desabafo, traz de volta a figura por trás da imagem, a pessoa que sofre e tem problemas como todas as outras, que têm dificuldades em suas vidas”, diz Pedro.