A Apple está trabalhando em uma reformulação de seu aplicativo de TV para disponibilizar todo o seu conteúdo de entretenimento audiovisual (filmes e programas de TV) em um só lugar e facilitar a vida de seus clientes.
Esta sempre foi a ideia central por trás do lançamento app em 2016, mas no meio do caminho este plano acabou enfrentando alguns obstáculos e foi abandonado em pelo menos duas ocasiões, o que tornou a oferta de entretenimento da empresa uma verdadeira bagunça.
Em 2019, por exemplo, a gigante de Cupertino iniciou o processo de simplificação da navegação dos usuários e disponibilizar todo seu catálogo unicamente no Apple TV, mas ele acabou sendo adiado e foi retomado só neste ano, mas aparentemente de maneira mais determinada.
Atualmente, a empresa conta com três aplicações para disponibilizar seus conteúdos de entretenimento, Apple TV Plus, TV Shows e iTunes Movies. De acordo com a Bloomberg, todos os aplicativos iTunes serão encerrados e deixarão a plataforma de TV.
A reformulação deve acontecer já nas próximas semanas em uma atualização que será liberada para o tvOS. As informações indicam que as mudanças devem estar valendo já no mês de dezembro.
A existência de vários apps para expor seus conteúdos ainda é reflexo do período em que o iTunes era a plataforma principal da Apple, mas o modelo é considerado inviável atualmente.
Com um aplicativo de TV que pode compilar todos os conteúdos em um só lugar e ainda gerenciar assinaturas de serviços terceiros, como Prime Video e Hulu, por exemplo, não faz sentido gastar recursos para manter as outras aplicações. Na avaliação da empresa, isso está apenas criando confusão entre os clientes.