Paranaense venceu todas as limitações de sua deficiência e se tornou a primeira paratleta do Brasil a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Atleta de corrida de cadeira de rodas e esquiadora paralímpica, Aline dos Santos Rocha não se deixou abater após perder os movimentos das pernas, pelo contrário, a deficiência se tornou sinônimo de superação e vitórias inéditas no esporte. Cinco vezes campeã da Corrida Internacional de São Silvestre (entre 2012 e 2016), a paranaense natural de Pinhão foi a primeira brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno em 2018.
Aline tem 28 anos, e aos 15 sofreu um acidente de carro enquanto viajava com familiares. O veículo em que ela estava colidiu frontalmente com outro e, mesmo usando cinto de segurança, uma lesão medular a deixou com sequelas permanentes.
O primeiro contato da adolescente na época com atividades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência ocorreu ainda durante seu processo de reabilitação no Hospital Sarah Kubistchek, Brasília. Após perceber o bem que o esporte poderia fazer em sua vida, iniciou sua trajetória em nível competitivo no ano de 2010, na cidade de Joaçaba, em Santa Catarina, por meio da Associação Regional dos Atletas com Deficiência da Região do Meio-Oeste Catarinense, onde foi apresentada ao Atletismo, mais especificamente as corridas em cadeira de rodas.
Em sua primeira competição, nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), realizado na cidade de Itajaí, conquistou medalhas nas provas de 100m, 200m e 400m. No ano seguinte, com o reforço dos treinos e equipamentos mais adequados, conquistou duas medalhas de ouro (100m e 200m) e uma de prata (400m).
Sua primeira vitória na Corrida Internacional de São Silvestre aconteceu em 2012. A colocação no lugar mais alto do pódio se repetiu em 2013, 2014, 2015 e 2015, conseguindo o feito inédito de ser pentacampeã da disputa.
Com a carreira em ascensão, Aline seguiu para as disputadas realizadas fora do Brasil, conseguindo a 3ª colocação na Meia-Maratona de Oita, no Japão, em 2014, até representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, onde terminou em nono lugar na prova de 1.500m T53/T54.
Atualmente, coleciona recordes em todas as distâncias do atletismo paraolímpico, sendo detentora do melhor tempo brasileiro em quatro distâncias diferentes (100, 800m, 1.500m e 5.000m).
Neve
Após sua participação nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, a atleta foi apresentada para a modalidade de Esqui Cross-Country por meio da Confederação Brasileira de Desporto na Neve. Sem medo de novos desafios e de superar seus próprios limites, em novembro do mesmo ano iniciou sua carreira na neve, fazendo um treinamento de 20 dias na Suécia. Em janeiro de 2017 teve sua primeira experiência competitiva na modalidade de Esqui CrossContry, conquistando a primeira vaga brasileira para o gênero feminino em uma modalidade de inverno. No final do mesmo ano foi ainda mais longe e alcançou o índice paralímpico para os Jogos Paralímpicos de Inverno em Pyeongchang, na Coréia do Sul.
Com muito treino, esforço e dedicação, Aline entrou para a história em março de 2018, sendo a primeira mulher do Brasil a competir em Jogos Paralímpicos de Verão e de Inverno e, na ocasião, sendo a única representante feminina da América Latina no evento.
A paratleta conquistou o 12º lugar na prova de Long Distance (12,5km) e a oportunidade de ser a Porta Bandeira da Delegação Brasileira no Cerimonial de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2018 .
Incentivo
Para se manter no esporte como paratleta de alto rendimento, Aline contou com o Bolsa Atleta, programa do Governo Federal, em parceria com o Ministério dos Esportes, que tem o objetivo de formar uma geração de atletas com potencial de representar o Brasil. Em função de seu desempenho em competições internacionais, a paranaense foi incluída em uma nova categoria do programa federal, o Bolsa Atleta Pódio, criado dentro do Plano Brasil Medalhas com o objetivo de apoiar atletas com chances de disputar finais e medalhas olímpicas e paralímpicas. As bolsas variam entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.