O dia foi de recordes pela Segunda Fase de Treinamento Seletiva paralímpica do atletismo, que acontece no CT Paralímpico em São Paulo. Já garantido em Tóquio, João Victor Teixeira, da classe F37, estabeleceu o novo recorde das Américas no lançamento de disco com 54,09m nesta quinta-feira (17). A marca anterior, de 52,76m, já pertencia ao atleta.
“Eu estava perseguindo esse recorde. O João Paulo [técnico] colocou uma meta um pouco ousada. Eu tinha 52m e a meta era 53m, mas veio 54,09m”, explicou o lançador.
João que tem comprometimento físico-motor do lado esquerdo do corpo devido a uma cirurgia para retirada de um coágulo na cabeça, já está garantido nos Jogos Paralímpicos de Tóquio devido ao seu resultado no Campeonato Mundial em Dubai 2019, o ouro no lançamento de disco F37.
O dia ainda ficou marcados por índices olímpicos batidos com Tuany Barbosa (F57) no arremesso de peso. Com a marca de 10,40m ela superou o exigido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que também atua como confederação de atletismo, de 10,32m.
Em competição oficial foi a primeira vez que fiz acima de 10m. Estou muito feliz, me emocionei muito e nem terminei a prova”, comentou a atleta que alcançou a marca em seu quarto arremesso.
O atletismo é a modalidade que tem o maior número de vagas na delegação brasileira. Ao todo, 54 vagas.
Assessoria : Azure Agência