Especialista em fashion film, o videomaker Rafael Edison, de 31 anos, é hoje um dos principais nomes quando se pensa em produção de vídeos de moda. Com trabalhos realizados em todos os continentes, o catarinense acumula a experiência de 11 anos de carreira com produção audiovisual, sendo seis deles trabalhando na Rede Globo e cinco à frente do seu próprio negócio.
Com a bagagem que adquiriu na emissora, o jovem decidiu abrir sua própria empresa em 2017, se tornando um empreendedor de sucesso aos 26 anos. Desde 2018 ele compartilha seu conhecimento com outros profissionais que desejam ingressar nesse mercado por meio de um wokshop que já capacitou mais de 500 alunos remotamente e 2 mil de forma presencial.
“O WS Rafael Edison é um workshop sobre fashion film, produção e direção de vídeo. Quem participa tem a oportunidade para explorar experiências sobre empreendedorismo e conhecer de perto como as coisas funcionam neste meio”, explicou o videomaker que, dentro do seu nicho de moda, já produziu campanhas para grandes marcas como Coca Cola, Colcci, Lança Perfume, Adidas e Labellamafia. “Durante 11 anos foram mais de 500 campanhas de moda e 700 modelos dirigidas por mim”, detalhou.
Rafael Edison destaca que não é preciso ter experiência para participar do curso, mas sim o sonho de trabalhar com vídeos e muita força de vontade. “O mais importante não é o equipamento que você tem e sim a qualidade do que você entrega. O vídeo precisa emocionar as pessoas, precisa transmitir sentimento. O cérebro é dividido em racional e emocional. O mercado hoje vende emoções e não só um produto”, pontuou.
Em seu workshop, o empresário ensina como encontrar o nicho ideal para trabalhar, a importância de impressionar o cliente, como criar uma identidade, se transformar em uma marca, como se precificar seu serviço, entre outros pontos importantes para se firmar e se destacar no mercado audiovisual.
História
Rafael Edison começou a trabalhar com fotografia e imagens aos 14 anos, em eventos da igreja que frequentava na época. Em 2007 começar fazer edição de vídeo e, já no ano seguinte, adotou o nicho de fotografia feminina e de casamentos para atuar.
Em 2011 passou a trabalhar na Rede Globo, onde participou de grandes projetos e teve a oportunidade de dirigir muitas celebridades, além de participar da gravação de vídeos de grandes marcas e programas.
Após adquirir experiência e perceber que estava preparado para caminhar com as próprias pernas, o jovem decidiu abrir sua empresa, se tornar um trabalhador autônomo e assim viu seus projetos se multiplicarem.
Entre os trabalhos que já produziu desde que decidiu empreender está um fashion film gravado em Nova York com a modelo Yasmin Brunet e outro com a atriz Maria Ruy Barbosa, além de produções em Miami, Los Angeles, Tulum, Dubai, Moscou, Santorini, Paris, Amsterdã e Jerusalém.